Você já ficou sabendo de uma ataque por RANSOMWARE, que rouba os seus dados e pede resgate para devolvê-los?


Se você nunca ouviu falar ou acha que cibersegurança são preocupações apenas para grandes corporações, ainda tem tempo para mudar de ideia e evitar que sua empresa seja vítima de um ataque por RANSOMWARE.

Para um melhor entendimento é preciso saber o que é Cibersegurança é o termo adotado para o conjunto de meios e tecnologias que visam defender, de danos e intrusão ilícita, programas, computadores, redes e dados. Os hackers que antes costumavam atacar grandes corporações, agora buscam por empresas menores, com sistemas de segurança fracos. Com um sistema maior de proteção, menor é o risco de sua empresa se tornar um alvo.

Os ramsomwares, são também conhecidos como “os mais temidos vilões da internet” com a intenção de sequestrar todas as informações da sua empresa. Com uma criptografia ele cria uma senha em seus arquivos, e para ele revelar essa senha é cobrado um valor que varia por porte de empresa.


Nunca baixe qualquer conteúdo indevido e jamais instale aplicações falsas.

O bloqueio de sites com conteúdo adulto ou piratas é fundamental. Pois normalmente induzem o usuários a clicarem em links maliciosos infestando sua rede de vírus. Tire o acesso a esses sites de sua rede, evitando problemas futuros.

O método mais seguro de incluir um programas no computador é procurar os arquivos de instalação no próprio site do desenvolvedor. Sem essa preocupação sua empresa não só correrá riscos de infestação de vírus mas também de infringir a lei com problemas jurídicos de  direitos autorais.


Seu Backup está em dia?

Manter uma cópia dos arquivos na Nuvem é uma das precauções que devem ser tomadas para evitar maiores problemas com vírus. Caso apareça algum surto em sua empresa, sempre vai haver possibilidade de restabelecer as informações, ajudando assim na normalização do seu negócio. Lembrando que sempre será necessário, que um planejamento de segurança de informação seja implantado em sua empresa, evitando assim esses problemas.


A importância de um Antivírus e antispam.

Outra ferramenta indispensável é um bom antivírus, com o controle de seus computadores e servidores. Para uma boa varredura dos emails recebidos, a empresa terá que contar também com um antispam, que faz a filtragem e bloqueio de emails indesejados. Um firewall também é importante para gerar regras de bloqueio em sua rede.


Não abra emails que desconheça a origem

Um vírus cripto pode ocupar seu computador de várias formas. Uma dos métodos usado que é uma das principais ferramentas de comunicação do nosso cotidiano é o email. O roubo das credenciais de acesso para o envio massivo de emails é algo muito comum, por isso, não é nada estranho receber um email com uma mensagem ou idioma peculiar. Caso isso ocorra com você, o melhor é optar por excluir o email ou tentar responder, perguntando sobre a autenticidade do mesmo.